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O que significa que a Bienal de Arquitetura da Costa Rica está agora em sua décima sexta edição? Evidentemente, um importante acumulado de exposições, conferências e programas diversos que refletem as preocupações e mudanças na agenda arquitetônica do país ao longo das últimas três décadas.
"Um projeto de tendências: 30 anos de Bienais de Arquitetura na Costa Rica" é a exposição no Museu de Arte e Design Contemporâneo (MADC) que revisa esta trajetória em detalhes sob a curadoria precisa de Paz Monge Cortés e José Daniel Picado-García.
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A seguir, eles dividem conosco o texto curatorial da exposição.
Em 1992, o Colégio de Arquitetos da Costa Rica (CACR) assumiu a gestão e o desenvolvimento da primeira Bienal de Arquitetura do país. Desde então, o evento tem sido realizado ininterruptamente a cada dois anos durante três décadas, somando, até 2022, um total de dezesseis edições destinadas exclusivamente ao campo profissional da disciplina, além de outras dez para estudantes.
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Em termos gerais, este evento foi responsável pela exposição e divulgação de parte da produção arquitetônica nacional e, em menor escala, internacional, ao mesmo tempo em que se consolidou como um meio de legitimar tanto os discursos como as preocupações, a estética e até mesmo as tendências arquitetônicas locais. Isto resultou no fortalecimento de uma plataforma onde não apenas um amplo espectro de arquiteturas são exibidas, mas também, de certa forma, moldou o desenvolvimento do campo na Costa Rica.
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Quase dois anos após o surgimento deste evento, foi fundado o Museu de Arte e Design Contemporâneo (MADC) e, alguns anos depois, uma de suas edições (1996) foi realizada nas instalações do Centro Nacional de Cultura (CENAC). Nesta ocasião, trinta anos após o surgimento do modelo da Bienal de Arquitetura na Costa Rica, através da mostra Um projeto de tendências: 30 anos de Bienais de Arquitetura na Costa Rica, o MADC propõe uma revisão deste conjunto de atividades, de suas características e de alguns dos projetos e trajetórias que foram premiados no âmbito das mesmas - seja com o Prêmio Grande Bienal, em algumas das categorias definidas para os eventos, nos reconhecimentos institucionais comerciais e técnicos, ou através do Prêmio Nacional de Arquitetura José María Barrantes, concedido desde 2006 no contexto da Bienal.
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Por meio de um conjunto de modelos, esboços, plantas, diagramas, fotografias e outros materiais relacionados a uma seleção de projetos nacionais, o objetivo é exibir, e de certa forma humanizar e socializar, parte dos processos criativos por trás de alguns dos projetos que ganharam prêmios nas Bienais na Costa Rica, bem como mostrar quem foram os arquitetos que influenciaram o desenvolvimento do campo no país. Ela também pretende disponibilizar ao público elementos que normalmente não circulam, que se referem a certas etapas do desenvolvimento de uma ideia ou proposta arquitetônica e que normalmente são mantidos nos escritórios ou estúdios que as projetam.
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Um projeto de tendências: 30 anos de Bienais de Arquitetura na Costa Rica, é a primeira revisão da produção arquitetônica apresentada nestes eventos e, sem dúvida, representa a possibilidade de reforçar o interesse do MADC pelos processos de pesquisa nas diferentes áreas que fazem parte de seu campo de ação - neste caso, o projeto arquitetônico. De fato, este exercício curatorial propõe uma série de questões que são colocadas como ponto de partida, diante de um tema pouco explorado no país: as exposições de arquitetura. Assim, vale a pena perguntar: Por que as arquiteturas são exibidas? Quem é responsável por assumir a tarefa de mostrar o que se refere ao projeto arquitetônico? Como é - ou deveria ser - exibido o que está relacionado a esta disciplina? Que narrativas, discursos ou tendências arquitetônicas foram legitimadas através das Bienais de Arquitetura na Costa Rica?
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